33 44

Mensagem do Presidente

Caros Odiaxerenses,

Numa época particularmente conturbada a nível sócio-económico, teremos como objetivo primordial o apoio à população. Num momento em que as dificuldades assombram principalmente as pessoas mais desfavorecidas, teremos que estar mais perto da população, perceber as suas carências e apoiar as instituições Sociais nesse papel. O Odiáxere, infelizmente, não foge à regra existindo muitas pessoas com necessidades extremas assim como aqueles que precisam, simplesmente, de uma palavra amiga ou de um sorriso. Essa será a nossa bandeira, um executivo virado para as pessoas, que apoia incondicionalmente, todos sem exceção. Esse, aliás, deveria ser o papel de uma Junta de Freguesia. A proximidade com as populações permite que se tenha uma perspetiva muito mais realista. Connosco teremos uma Junta de Freguesia dos Odiaxerenses para os Odiaxerenses e estaremos sempre presentes para, no seguimento deste apoio social, combater o abandono e isolamento dos mais idosos, algo que acontece frequentemente na nossa Freguesia particularmente envelhecida.

Teremos também o objetivo de apoiar as nossas coletividades. Num contexto social como aquele que atravessamos, julgamos que as coletividades têm um papel absolutamente fundamental na vida dos cidadãos. O associativismo na nossa Freguesia sempre foi uma mais-valia e um grande motivo de orgulho para os Odiaxerenses e tudo faremos para que assim continue. Um apoio e incentivo à cultura são essenciais pois alimenta-nos o espirito e faz-nos fortalecer as nossas raízes, as nossas origens, os nossos costumes, enfim, alimenta-nos o orgulho que temos em ser Odiaxerenses. Isso dá-nos força para continuar a lutar, dia após dia.

Em tempos de crise como aqueles que atravessamos, em que o saneamento financeiro e a poupança são palavras de ordem, teremos que ser muito meticulosos. É um dado adquirido que o Odiáxere, nestes últimos anos, evoluiu muito. A nossa Vila tem hoje uma nova cara, com grandes infraestruturas e condições que muito orgulham os Odiaxerenses e que está à vista de todos. É um facto que não serão feitas muitas obras nos próximos tempos. Os tempos assim o obrigam mas não deixaremos de ser ambiciosos. O Odiáxere evoluiu mas ainda falta fazer muito. A manutenção de todo o património da Freguesia, o necessário melhoramento nas acessibilidades e dos arruamentos pugnando por uma cobertura total de saneamento na nossa Freguesia são objetivos obrigatórios.

Teremos ainda neste âmbito uma particular preocupação com o moinho de Odiáxere. Como “ex-libris” da nossa Freguesia, o moinho terá que ser o nosso cartão-de-visita como um dos monumentos de excelência da nossa Vila, podendo ser aproveitado como atração turística. Como o único moinho do Algarve pronto a funcionar em pleno, o moinho de Odiáxere poderá ser também uma grande mais-valia com um grande potencial turístico e pedagógico. O dinamizar o moinho de vento e tudo o que isso representa faz parte da nossa identidade como Odiaxerenses assim como preservar e valorizar todo o nosso património histórico, como a ponte romana, valiosa mas esquecida, desvalorizada e desconhecida por muitos.

Continuaremos a trabalhar para que a Freguesia de Odiáxere seja mais moderna, ordenada, coesa socialmente e com boas condições para os residentes e para aqueles que nos honram com a sua visita.

Juntos continuaremos a valorizar a nossa terra.      

Pesquisar