33 44

Heráldica

 

A Ordenação Heráldica do Brasão, Bandeira e Selo da Freguesia de Odiáxere

- Brasão: escudo de prata, uma pala ondada de azul, nascente de campanha diminuta do mesmo e acompanhada de um crescente de vermelho, á dextra e de armação de moinho de negrom vestida e coroada de vermelho, á sinistra. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “Odiáxere”.

- Bandeira: esquartela de azul e branco. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

- Selo: nos termos da Lei: com a legenda: “Junta de Freguesia de Odiáxere Lagos” 

A interpretação da Ordenação Heráldica da Freguesia de Odiáxere 

- De todas as Ordenações Heráldicas conhecidas no Municipio de Lagos, a referente à Freguesia de Odiáxere é a que se nos apresenta com uma maior simplicidade mas, das mais elucidativas em termos de interpretação imediata.

Numa perspectiva do seu conhecimento a um maior número dos seus destinatários, entendemos registar algumas linhas de uma interpretação pessoal que, de certeza, será partilhada por um conjunto, muito mais vasto, da população de Odiáxere.

Do conjunto da respectiva Ordenação, sobressai, sem dúvida, o seu Brasão. Inserido no mesmo, três elementos são, notoriamente, visiveis: uma “linha de água” ou rio («... uma pala ondada de azul...»), associada ao Crescente («... crescente de vermelho...») e a existência de um Moinho de Vento («... armação de moinho de negro, vestida e coroada de vermelho...»). 

Estamos, pois, em presença de três elementos que caracterizam a fundação e alicerçaram a história da Freguesia.

Fundada no período árabe, onde a água constitui o motivo dos seus primeiros aglomerados populacionais anteriores á Reconquista cristã e que durante séculos a sua história associou á contemporaniedade dos seus habitantes um Moinho de Vento, um dos ex-libris da sua Freguesia, hoje Vila.

Temos, assim, três elementos fundamentais da historiografia da povoação que doravante são coroados com a presença de quatro castelos, que na Heráldica de Domínio Municipal nos remetem para a existência de um Vila.

Podem, pois, os Odiaxerenses sentir-se orgulhosos com a sua Heráldica, uma das mais elucidativas da sua caracterização, no conjunto das 6 Ordenações já conhecidas, ao nível das Freguesias do Municipio de Lagos.

 

 

Pesquisar